Como arrumar a despensa em 8 passos

Casa bagunçada é uó! cozinha bagunçada é uó! Despensa bagunçada? Uó também! Fica uma confusão para encontrar o que precisamos – quando puxamos uma coisa, caem dez outras e acabamos comprando muitos produtos repetidos porque nem sabemos ao certo o que está guardado. Se aí na sua casa os armários e as prateleiras estão precisando de uma arrumada, a gente está aqui para mostrar a você como arrumar a despensa em 8 passos!

E é tão bom quando abrimos as portas e vemos tudo arrumadinho nas prateleiras e gavetas, tudo em seu devido lugar…até porque, a gente tem tanta coisa pra fazer todo dia que o fato de estar tudo ajeitadinho facilita para não perder tempo. Vambora?

Passo 1

Comece do princípio (jura?!). Mas é sério: não adianta organizar os alimentos com a despensa suja, portanto o primeiro passo é a limpeza. Retire todos os produtos e limpe bem direitinho. Tire todos mesmo, não tente arrumar por parte. Quando você deixar tudo vazio, vai conseguir observar melhor o que fica mais arrumado aqui ou ali.

Passo 2

Verifique a data de validade de tooooodos os itens. Isso é muitíssimo importante.

Passo 3

Separe os alimentos que estejam abertos e, se possível, guarde-os em potes transparentes. Os grãos caem muito bem nesse tipo de arrumação. É mais organizado e mais limpinho também. Ah, é bem legal etiquetar o pote com o nome e a data de validade do alimento.

Passo 4

Separe uma cesta ou uma caixa e agrupe todos os itens pequenos, como temperos.

Passo 5

Agora, vamos colocar os produtos de volta à despensa. Que tal fazer como nos supermercados? Isso mesmo, divida os alimentos em fileiras, fica muito mais fácil de encontrá-los assim. Aqueles mais procurados devem ficar em uma prateleira ao nível dos olhos. Já nas prateleiras mais baixas, guarde produtos de limpeza (longe da comida!) e os mais pesados (garrafas de água e refrigerante ou sucos). Deixe as mais altas para aqueles alimentos menos utilizados e os materiais de papel, que são mais leves.

Passo 6

Lembre-se de colocar os itens mais novos atrás e os mais antigos na frente para serem consumidos primeiro.

Passo 7

Tenha um bloquinho de anotações na porta da despensa para ir colocando o que está em falta.

Passo 8

Mantenha a despensa organizada e sempre limpe os produtos, senão daqui a pouco você não encontra mais nada e vai ter sempre trabalho dobrado na limpeza. Quanto mais tempo demoramos para fazer algo, mais o trabalho vai ficando pesado!

***

Com essas dicas, tenho certeza de que você está super animada para dar uma nova vida a sua despensa! É claro que não há uma receita infalível, pois cada caso é um caso e você deve organizar da forma mais prática para você. Mas espero ter ajudado! Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Promova o debate!
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *